Como o marketing pode simplificar o seu ciclo de vendas - DS Contabilidade Consultiva

Como o marketing pode simplificar o seu ciclo de vendas

  • junho 7, 2022

Você já sabe como calcular o ciclo de vendas da sua empresa? O marketing pode ajudar você a melhorar esse processo. Confira!

Apesar de muitos empreendedores acharem que as vendas são uma tarefa relacionada ao setor comercial, toda a empresa deve estar atenta a essa responsabilidade para obter melhores resultados. Por isso, é fundamental promover a integração entre as suas equipes.

Entretanto, você já sabe como ajudar o seu time a calcular o ciclo de vendas da sua organização e identificar meios de reduzir essa métrica? Prossiga na leitura deste artigo e descubra como ter mais sucesso com isso!

O que é ciclo de vendas?

Ciclo de vendas é um termo que engloba todo o processo comercial em uma empresa, ou seja, ele envolve todo o período desde o primeiro contato com um lead até o momento de fechar negócio.

Então, caso a primeira interação com o potencial cliente tenha sido realizada no dia 30 de maio, e a venda tenha sido efetivada no dia 30 de junho, o ciclo de vendas durou 30 dias corridos. 

Para saber o valor do Ciclo de Venda médio da sua empresa, basta somar o ciclo de cada negociação concluída no mês e dividir pelo número total de negociações fechadas. 

Como montar um diagnóstico do ciclo de venda do seu negócio?

Para identificar o que pode ser transformado nos próximos ciclos de venda da sua organização, a fim de obter melhorias relevantes, é necessário fazer uma análise aprofundada com base em alguns pontos, como:

  • saber o seu tipo de atuação (B2B ou B2C);
  • identificar os momentos de sazonalidade de vendas;
  • observar quais datas e momentos influenciam positivamente no aumento de vendas;
  • avaliar quais ferramentas são utilizadas para armazenar informações de clientes e negócios fechados;
  • entender os padrões de comportamento dos consumidores em cada período analisado;
  • observar a orientação de atendimento desde o primeiro contato até o pós-venda;
  • comparar a quantidade de oportunidades recebidas pela equipe de vendas e o número de negociações fechadas ao longo do semestre ou ano;
  • monitorar o estágio dos leads no funil de vendas.

Por que vale a pena reduzir o ciclo de vendas?

Antes de entender quais são as melhores formas de melhorar o seu processo comercial, é preciso saber a importância de diminuir o ciclo de vendas da sua empresa. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa estratégia:

  • aumento da produtividade do time comercial;
  • melhorias no relacionamento entre marca e cliente;
  • redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
  • aumento do lucro da organização;
  • mais oportunidades de fechar bons negócios;
  • desenvolvimento sustentável para a empresa;
  • equipe mais motivada e engajada.

Como diminuir o ciclo de vendas da sua empresa?

Para expandir a lucratividade da sua empresa e garantir melhores resultados com a sua equipe comercial, reunimos as seguintes dicas para otimizar o ciclo de vendas do seu negócio:

  1. faça um mapeamento dos canais de aquisição e de mídia da empresa;
  2. reveja os formulários e anúncios divulgados nas redes sociais;
  3. verifique se a comunicação tem clareza, objetividade e transparência;
  4. alinhe as suas estratégias aos objetivos e às necessidades do seu negócio;
  5. analise o estágio e a qualidade dos leads coletados;
  6. utilize ferramentas tecnológicas para automatizar as tarefas da sua equipe;
  7. realize interações com os leads por meio da metodologia de Inbound Marketing;
  8. faça acompanhamentos constantes durante os processos e resultados.

Caso alguma venda não seja fechada ao seguir esses passos, é válido analisar as métricas e os dados coletados, investigando as possíveis soluções para ter mais sucesso com os próximos passos.

Alguns dos pontos que devem ser vistos, são: tempo de atuação do time comercial; preço dos produtos ou serviços; perfil dos clientes; estágio do funil de vendas; realização do processo de nutrição dos leads, e quais foram as soluções oferecidas.

Além de ter uma equipe comercial integrada com os outros setores e investir em um sistema de automação, é importante separar um tempo para explorar as informações obtidas e entender como melhorar a aquisição de clientes para simplificar o seu ciclo de vendas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Continue de olho em nosso blog para acessar mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, tecnologia, finanças e vendas.

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