Contabilidade para MEI - DS Contabilidade Consultiva

Contabilidade para MEI

O porte empresarial destinado aos Micros Empreendedores Individuais se destaca pela sua simplicidade, que vai desde a sua legalização até o cumprimento das obrigações e responsabilidades fiscais de seu negócio.

A manutenção do livro-caixa ou de uma escrituração contábil não é exigida pela Receita Federal para as empresas constituídas por MEI’s, dispensando assim a obrigatoriedade da contratação de um contador.

Entretanto parte expressiva dos empreendedores não se sente confortáveis em estar acessando o site da Receita Federal, Redesim e do próprio SIMEI, levando mais tempo que o necessário para o envio das informações obrigatórias.

O Contador, mediante a assistência contábil, poderá ajudar o empreendedor a se posicionar no mercado, com maior assertividade e rapidez. Com a sua expertise evitará falhas, atrasos nas obrigações fiscais, tendo como meta ajudar no crescimento de sua empresa.

Dentre os benefícios descritos, o Contador estará disponibilizando orientações e serviços para que a rotina do empreendedor esteja voltada inteiramente ao seu negócio.

Seguem algumas situações que demandam orientações corretas vindas de um profissional contábil a fim de se estabelecer ou não rotinas voltadas ao seu negócio: obrigatoriedade de emissão de notas fiscais, levantamento do custo e da representatividade do valor para a contratação de um funcionário, observando o cumprimento de diversas regras. São elas: a administração da folha de pagamento; a fixação do salário (que deve ser de um salário mínimo ou, então, o piso da categoria, se houver); as férias; o INSS; o recolhimento da guia do FGTS. Auxilio na obtenção de crédito, auxilio no preenchimento e entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o MEI, auxilio na migração para o Simples Nacional por opção ou obrigatoriedade diante das seguintes situações: o pagamento de salários acima do limite; a entrada de um sócio; a abertura de uma filial; a inclusão de uma atividade econômica vedada para o MEI.

O contador mais do que nunca, poderá auxiliar o novo empresário a entender a sua empresa como um bom negócio, e não somente como algo passageiro e sim como uma empresa que poderá se tornar próspera financeiramente, se posicionando no mercado e alcançando o sucesso esperado.

×